Adoro o pirogue, ele pode ser tanto da colonização alemã, mas o original é recheado de ameixa, e servido com nata, ou o tradicional pierogi da culinária polonesa( recheado com requeijão e batata) que pode ser servido com molho de linguiça ou também de origem ucraniana. Eu também conheço outro pirogue da culinaria ucraniana uma adaptação, recheado com batata, chucrute e linguiça defumada, uma delicia... Para todo apreciador dessa iguaria segue a receita base da massa simples, e você pode variar o recheio a gosto.
4 xicaras de farinha de trigo
4 ovos
sal a gosto
agua se necessário
Misture a farinha , os ovos e o sal, se necessário acrescente agua. Até obter uma massa homogênea e maleável, deixa descansar por 20 minutos e após abra com um rolo ,numa espessura fina entre 0,5 mm, corto com cortador redondo e recheie a gosto.Em uma panela ferva 2 litros de agua e 2 colheres de óleo, cozinhe o pirogue, e após sirva com o molho de sua preferência.
Recheios
Batata e requeijão
300 gr de batata cozida e amassada
300 gr de requeijão esfarelado ( ricota)
sal e tempero a gosto
Chucrute , batata e linguiça defumada
200 gr de chucrute( repolho azedo)
200 gr de batata cozida e amassada
200 gr de linguiça defumada, e frita
sal e tempero verde a gosto
Ameixa
500 gr de ameixa em calda sem caroço picada
sal e tempero verde a gosto
Em mafra normalmente em qualquer lugar pode se encontrar o pirogue pronto, seja em panificadoras (nos fins de semana), açougues de carne assada(vila nova), barraquinhas ( proximo ao wilnner), ou em festas populares.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Cada um com sua cultura

Bem sou mafrense, e adoro a gastronomia da minha querida riomafra.Como todos sabem a cidade de riomafra, era uma só antigamente, e apos anos se separou e passou a ser somente Mafra. A cidade foi colonizada por varias etnias, alemã, bucovina, portuguesa, ucraniana, tcheca, polonesa, japonesa, libanesa, siria, turca entre tantas outras. A principal gastronomia da cidade para mim é uma mescla da polonesa , alemã e ucraniana. Quem nunca saboreou um delicioso pirogue, aluske, cucã entre tantas outras delicias dessa gastronomia.
Minha ascendencia é uma miscigenação de etnias, sou uma mescla de portugues, indio, negro e alemão...
Mas a gastronomia continua sendo a mesma, tenho influência de todas essas raças como todo povo mafrense, e é claro um pouco do tropeirismo, que invandiu nossa cidade antigamente.
Assinar:
Postagens (Atom)